quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Na rede, muito pouco é o que parece ser


O jornal inglês Telegraph apresentou um estudo feito pela Optimum Research que mostra que as pessoas estão muito mais propensas a serem honestas pessoalmente do que em redes sociais como Facebook e Twitter.

O estudo afirma que os usuários das redes sociais acham mais fácil mentir para as pessoas, usando essas ferramentas, do que pessoalmente. Segundo um levantamento feito com 2.012 pessoas, apenas 20% dos questionados disseram que eram mais honestos quando se comunicavam pelo Twitter ou mensagem de texto. Quase um terço afirmou que eles eram mais verdadeiros quando falavam com alguém cara-a-cara e, segundo outro estudo não identificado, em 2008 o email foi apontado como a forma menos honesta de comunicação.

Tecnologias, como smartphones e o SMS, tem sido as grandes responsáveis pela inovação na forma como as pessoas interagem. Por intermédio da tecnologia, elimina-se obstáculos na conversa e abre-se mais seus discursos. No entanto, às vezes usamos esses meios de comunicação ao invés de ter uma conversa franca. É mais fácil contar uma mentira para alguém quando não temos que lidar com suas reações ou controlar nossa própria linguagem corporal.

Nenhum comentário: