quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Coca-Cola lança Pet reciclado pós-consumo



A Coca-Cola Brasil dá mais um passo rumo à garrafa sustentável do futuro e torna-se pioneira no uso de materiais reciclados em suas embalagens com o lançamento da Bottle-to-Bottle. Trata-se de uma embalagem PET produzida parcialmente a partir de garrafas PET pós-consumo recicladas. Com esta nova demanda para o PET reciclado, direcionado à fabricação de embalagens para alimentos, espera-se uma valorização do material coletado, impulsionando toda a cadeia de reciclagem do País.

A nova garrafa começará a ser comercializada em setembro, inicialmente nas embalagens de Coca-Cola de 2,5L, pelo fabricante Spaipa, que atua no Paraná e em parte de São Paulo.




A Bottle-to-Bottle faz parte de um conjunto de ações sustentáveis da Coca-Cola, que investe constantemente no desenvolvimento de embalagens inovadoras e prioriza novas aplicações para materiais reciclados e o uso racional de recursos naturais em seus projetos. Nos últimos anos, as embalagens de PET reduziram seu peso entre 8% e 26%, dependendo do tamanho. As embalagens de vidro e de alumínio também tiveram seus pesos consideravelmente reduzidos. Um exemplo disso é a Minitampa para garrafas PET com as dimensões da tampa e do bocal menores que o padrão tradicional da indústria, diminuindo o consumo da resina derivada de petróleo.

No ano passado, a Coca-Cola Brasil ainda lançou PlantBottle na América Latina, inaugurando uma nova era de embalagens sustentáveis ao criar a 1ª garrafa PET da América do Sul com origem vegetal. Na embalagem, feita de PET, o etanol da cana-de-açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. Por ter origem parcialmente vegetal – 30% à base da planta -, a tecnologia reduz a dependência da empresa em relação aos recursos não-renováveis, além de diminuir em até 20% as emissões de CO2.

Nenhum comentário: