quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Jovens Paulistanos não são o que parecem ser



A Associação Brasileira de Marketing e Negócios (ABMN), em parceria com o Instituto de Psicologia Positiva e Comportamento (IPPC), divulga pesquisa feita com os jovens paulistanos das classes A e B a fim de entender seus valores e características como consumidor. Foram entrevistados, entre abril e março, 456 homens e mulheres entre 14 e 25 anos, uma amostra correspondente a um universo de 400 mil jovens. Dentre os entrevistados, 54% eram do sexo masculino e 46% do feminino. Essa geração vinha sendo apontada como jovens alienados e sem compromissos com virtudes e valores.

Batizado de "Nem tudo é o que parece ser", o trabalho apontou que essa é uma impressão equivocada. Certas características já eram esperadas pelos pesquisadores, como o baixo índice de leitura e a internet como principal meio de informação. Mas outras respostas chegaram a surpreender. Foi constatado que, mesmo com a grande maioria considerando o celular como uma extensão de si mesmo, os jovens das classes A e B não têm interesse em pagar pelos serviços mobile, como acesso a internet e promoções.

Outro ponto de destaque diz respeito às marcas. Constatou-se que 55% dos entrevistados consideram importante a marca de um produto.

Marcas como Apple e Nike foram as mais citadas. A Apple foi mais citada, no atributo "modernidade & inovação", com 209 citações, contra 18 citações da segunda colocada, nesse atributo, a Sony.

Sobre bebidas alcoólicas, foi feito um trabalho direcionado aos maiores de 18 anos. A grande maioria (75%) afirmou não ter preferência em relação à marca de cerveja.

Em relação aos valores deste universo, o tema "sustentabilidade" apareceu com alta relevância, despertando o interesse de 83% dos entrevistados. Outro assunto, os alimentos orgânicos, chamou atenção de 15% dos entrevistados.

A grande novidade ficou por conta da valorização da família. Dentre os jovens ouvidos, 76% afirmaram comer freqüentemente na companhia de seus familiares.

Esses jovens, também, apresentam certa convergência de interesses com as suas famílias. Sinal disso é que pais e filhos têm assistido aos mesmos programas juntos. Além disso, mães e pais, respectivamente, são os maiores exemplos de heróis para essa geração.

Nelson Mandela e Ayrton Senna também foram citados como heróis (logo após os pais), mostrando que o arquétipo de herói para esse público é uma pessoa batalhadora, mas pacífica. Justiça e coragem também são características com as quais eles mais se identificam.

Outros valores apontados como importantes pelos entrevistados são imparcialidade, integridade, perseverança, postura crítica e inteligência social.

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