O premiado autor de Administração e Marketing Philip Kotler, em artigo publicado na HSM, fala sobre suas velhas verdades e sobre as inquestionáveis mudanças ambientais que estão ocorrendo, cada vez mais rápido.
Sobre como elaborar uma plano de marketing, o autor faz a seguinte colocação:
"Não há receitas mágicas a seguir. Não há leis universais para guiar os movimentos no âmbito econômico atual. Cada empresa deve forjar sua própria estrutura de qualidade e atividades de marketing. Uma estratégia sólida diferenciará uma empresa de suas concorrentes. Uma estratégia sólida não é fácil de imitar, já que inclui diversas variáveis dentro da arquitetura estratégica".
"Os desafios que hoje enfrentam as empresas são enormes. De um lado, satisfazer os consumidores de seus produtos e serviços, que se caracterizam por ser mais exigentes, ser sensíveis aos preços, possuir altas expectativas, ser pouco sensíveis à marca e ser muito menos leais. Para satisfazer os consumidores, é imprescindível que se desenvolva uma estratégia sob-medida. As empresas que fazem marketing inteligente melhoram seu conhecimento sobre o cliente e sobre as tecnologias de conexão com ele. Convidam-no a participar do design do produto, integram comunicações de marketing, apelam para mais tecnologias, estão à disposição de seus clientes permanentemente e associam-se aos seus canais de distribuição. Em suma, oferecem um valor superior".
Para Kotler o futuro é agora e as empresas varejistas deixaram de vender produtos para vender uam experiência. A dificuldade, para elas, é criar planos para reter e fidelizar os clientes, cada vez mais infieis. Cada cliente precisa ser analisado e cuidado em separado.
Sobre publicidade, Kotler alerta que o modelo tradicional não funciona mais. As empresas estão, cada vez mais, destinando suas verbas para as promoções não tradicionais.
"Está claro que a maneira de proceder nos mercados deve mudar ao ritmo em que muda o mundo. As empresas de sucesso serão –e já são– aquelas que fizerem com que seu marketing seja tão dinâmico quanto o mundo em que vivemos", finalizou o mestre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário