Durante a realização do Fórum Mundial de Marketing e Vendas, Philip Kotler alertou a platéia para a necessidade de "deixar ir" e "deixar morrer" os planos, os projetos, as intenções, os sonhos e as convicções.
O tema da palestra de Kotler era Marketing na Turbulência. Ele iniciou seu discurso citando Dalai Lama: "A adversidade nos desperta". Sem entrar no mérito das convicções espirituais do palestrante, é possível concluir que ele faz um alerta sobre a necessidade de nos desapegarmos daquilo que não agrega para poder seguir adiante, sem carregar peso excessívo.
Mais adiante, Kotler recomenda que se fechem as empresas em declínio e irrecuperáveis, que saiba a hora de parar, de fechar ciclos.
Citando Vijay Govindarajan, ele recomendou que se "esqueça seletivamente o passado" e aconselhou os ouvintes a abandonar os seguintes latros:
· programas que não estejam dando certo;
· o hábito de dar descontos em suas melhores marcas;
· a tentação de colocar preço alto em marcas de menor custo;
· lucros imediatos (em prol do market share futuro);
· clientes, segmentos e localizações não lucrativos;
· produtos e marcas que não vendam bem ou que não sejam lucrativos;
· anúncios e promoções que não estejam dando resultados;
· distribuidores de desempenho medíocre.
Em sintese, a mensagem do professor é: coragem para realizar a destruição criativa!
· o hábito de dar descontos em suas melhores marcas;
· a tentação de colocar preço alto em marcas de menor custo;
· lucros imediatos (em prol do market share futuro);
· clientes, segmentos e localizações não lucrativos;
· produtos e marcas que não vendam bem ou que não sejam lucrativos;
· anúncios e promoções que não estejam dando resultados;
· distribuidores de desempenho medíocre.
Em sintese, a mensagem do professor é: coragem para realizar a destruição criativa!
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