terça-feira, 4 de novembro de 2008

Secretária: uma profissão em alta

Ficou para o cinema a imagem das secretárias bonitas e sensuais, para as corporações o que importa são outras competências.
Apesar de 99% serem do sexo feminino, para conseguir ocupar o posto de secretária é preciso acumular qualificações como fluência em dois ou três idiomas, ter conhecimento de cerimonial, recursos humanos e análise de documentos.
Com tantas exigências, que a média de idade dessas profissionais subiu em cinco anos, ficando entre 40 e 50 anos.
Com a informatização, as secretárias deixaram um pouco de lado a parte operacional e passaram a ser cobradas por uma atuação mais estratégia. É por isso que tanto a faixa de idade quanto a remuneração subiram. Segundo ela, os executivos procuram profissionais entre 35 e 40 anos.

Há cinco anos, as profissionais mais procuradas tinham entre 20 e 25 anos. Hoje a média de idade demandada subiu, porque a exigência sobre a formação é maior, inclusive algumas empresas pedem uma pós-graduação.

Como também passaram a se envolver com novas tarefas - de comunicação interna, análise de documentos, elaboração de apresentações e outras - a média salarial acompanhou o movimento e subiu. Era de R$ 1,69 mil em 2003 e hoje é de R$ 2,25 mil para uma secretária executiva e de R$ 3,8 mil para secretária trilingüe, contra R$ 2,86 mil há cinco anos.
Por ter hoje tantas responsabilidades, elas passaram a desempenhar papéis equivalentes aos dos gerentes administrativas. Não são apenas o "braço direito" dos executivos.

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