O presidente eleito dos Estados Unidos Barack Obama reconheceu a importância da campanha política liderada pelo coordenador David Plouffe que fez, segundo o novo presidente, a melhor campanha da história política daquele país.
O 4 de novembro entra para a história como um dia muito importante da história do marketing: Pegue um homem relativamente desconhecido e mais jovem que seus adversários. Com um nome que não soa bem. Analise também sua primeira oponente, a mulher mais conhecida da América, conectada com um dos políticos mais bem-sucedidos da história. Considere também o segundo oponente, um herói de guerra com recorde de tempo no senado. Tudo isso não importa, porque Barack Obama teve uma estratégia melhor do que eles. E um destaque especial para a expressão "Change", ou mudança.
Os adversários tentaram também se atrelar a palavras e expressões. Hillary foi "experiência", "contagem regressiva para mudar", "soluções para a América". McCain foi "herói", "comandante", "conciliador", "líder experiente". E ambos tentaram ser uma "mudança melhor". Mas sem sucesso, porque melhor não significa diferente, que é o que poderia mudar a cabeça dos eleitores.
A campanha de Obama, na análise de AdAge, teve muito a ensinar ao mercado publicitário. A começar pela simplicidade da mensagem, change; passando pela consistência, que garantiu mais do que a comunicação das mensagens do candidato, mas o próprio posicionamento dele; e chegando na relevância, já que Obama mudou o formato do campo de luta na política. Não à toa, ele foi eleito recentemente o Anunciante do Ano pela publicação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário