Confira algumas dicas para quem quer apostar e crescer no comércio eletrônico. O autor é Natan Sztamfater, diretor da empresa PortCasa, loja virtual especializada em artigos de decoração.
1. Seriedade: Encare a venda online com muita seriedade; o nome é virtual, mas o trabalho é real.
2. Especialização: Procure um nicho para explorar. Quanto mais específico for o negócio, maior a chance do sucesso na Internet.
3. Concorrência: Fuja dos produtos vendidos em grandes magazines.
4. Investimento em tecnologia: Na hora de comprar a sua plataforma de loja virtual, fique atento, nem todas são tão boas quanto parecem. Escolha muito bem o seu parceiro. Tecnologia é muito importante para que uma loja online esteja preparada para um rápido crescimento.
5. Formas de pagamento: Inicie o seu site de vendas com o maior número de parcerias (Visa, Mastercard e American Express, entre outros) para facilitar a compra do e-consumidor.
6. Confiabilidade: Esteja na Ebit, consultoria que classifica lojas virtuais no Brasil. Só assim os clientes irão confiar na loja. Não economize nos selos de segurança.
7. Teste seu portal: Antes de colocar o site no ar, faça testes e verifique se a entrega chega em pelo menos três dias, fator importantíssimo para a satisfação do cliente.
8. Organização: Lembre-se dos pilares de um site de vendas: atendimento ao cliente, divulgação digital, logística e administrativo.
9. Marcas: Alie-se a marcas reconhecidas em suas áreas de atuação para conquistar confiabilidade do e-consumidor e oferecer produtos de qualidade.
10. Estoque: Cuide do seu estoque e da logística para atendimento ágil ao e-consumidor. A primeira impressão é sempre a que fica.
11. Atração e retenção de clientes: Invista em marketing e meça cada detalhe das campanhas digitais, otimize as estratégias no dia a dia.
12. Invista: Contrate uma consultoria especializada em vendas online, isso ajuda muito a errar menos no início.
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