Abílio Diniz, 72 anos, mostrou mais uma vez por que é considerado a maior referência na história do varejo brasileiro.
Em uma tacada surpreendente, o presidente do conselho e acionista do Pão de Açúcar assumiu o controle da Casas Bahia, criando um colosso com 1.807 lojas, 137 mil funcionários e faturamento estimado em R$ 40 bilhões - maior do que Carrefour e Wal-mart somados.
A partir de agora, o Pão de Açúcar, que havia movimentado o mercado com a compra do Ponto Frio - um negócio já absorvido pela companhia -, ocupa a quarta posição entre os maiores grupos privados do Brasil.
Para celebrar essa vitória, Abílio, que logo após o anúncio se fechou em sua sala para uma conferência com os seus sócios franceses do Casino, brindará com uma taça de vinho. "Ainda estou aprendendo a beber, não cheguei a ter um paladar refinado", diz Abílio, que prefere os exemplares da uva cabernet sauvignon.
Seus sócios, exímios apreciadores da bebida de Baco, não estão nem aí com a falta de conhecimento de Abílio no mundo do vinho. Afinal, ele pode até patinar em degustações, mas seu faro para negócios continua apurado. O ano de 2009, então, não deixa dúvidas sobre isso.
O empresário coordenou a compra do Ponto Frio, rede de eletroeletrônicos, por R$ 824,5 milhões e alçou o Grupo Pão de Açúcar novamente à liderança do varejo. "A aquisição do Ponto Frio foi uma grande jogada", diz Abílio, que, graças a esse negócio e aos resultados do grupo, foi eleito o Empreendedor do Ano pela revista DINHEIRO.
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