Cientistas calculam que 50% da felicidade são determinados pela genética, 10% pelas circunstâncias de vida e 40% por pensamentos e ações. Uma empresa não tem como interferir na genética de um ser humano, mas pode representar uma circunstância de vida. No entanto, a circunstância de vida significa apenas 10% da felicidade. Além disso, sabemos que a vida não é composta apenas de aspectos profissionais. Existem as questões pessoais que não podem ser determinadas nem depender de uma empresa. Com isso, já perdemos uma parte desses 10% de felicidade. Mas ainda sobram os 40% relacionados com pensamentos e ações. Talvez uma empresa possa proporcionar a oportunidade de bons pensamentos e ações, mas certamente não tem como gerir e controlar esse processo.
Esses dados nos mostram aquilo que já sabemos: a felicidade depende diretamente de cada um. Não há como atribuir a uma empresa a responsabilidade pela felicidade de alguém. Porém, uma empresa é feita de pessoas. Portanto, quanto mais pessoas felizes trabalharem nela, melhor será o seu clima organizacional. Essa conclusão parece bastante óbvia – o problema é a quantidade de mal entendidos que a cercam.
Em primeiro lugar, é preciso lembrar que há quem continue atribuindo à empresa a responsabilidade pela sua motivação e/ou disposição. A frase: “esta empresa não me motiva” é comum em quase todos os ambientes empresariais.
Em segundo, como entidade abstrata, a empresa depende dos seus líderes para construir e manter o seu grau de felicidade. Portanto, é nos líderes que tudo começa ou, pelo menos, deveria começar.
Se 10% da felicidade é determinada por circunstâncias de vida e o trabalho é uma delas, certamente um bom nível de informação sobre objetivos, estratégias e resultados da empresa tornará a pessoa mais próxima e, conseqüentemente, melhor alinhada a tudo o que se refere a ela. Isso, sem dúvida alguma, fará a pessoa mais feliz no ambiente de trabalho.
Se 40% da felicidade é determinada por pensamentos e ações, quanto mais informações a empresa disponibilizar, melhores serão os pensamentos em relação a ela e melhores serão também as ações. Porque a informação bem trabalhada gera segurança, e as pessoas somente têm coragem para agir em favor da empresa quando se sentem seguras daquilo que fazem e daquilo que podem fazer.
Nenhum comentário:
Postar um comentário