terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

As microtendências fazem a diferença



É relativamente fácil acompanhar as principais tendências do mercado em qualquer país. Os organismos públicos, as associações de comércio e indústria, as agências de publicidade e as companhias de tecnologia realizam pesquisas e divulgam seus resultados pela imprensa.


São informações que podem facilitar a criação de cenários estratégicos e planejar investimentos. Agora, se o objetivo é criar diferenciais em relação à concorrência é preciso ficar atento, também, as microtendências, que as atividades desenvolvidas por pequenos grupos formadores de opinião e podem provocar grandes mudanças, em alguns anos.


Microtendência é um fenômeno restrito a menos de 1% da população, mas que é capaz de influenciar fortemente toda a estrutura de um país (ou mesmo do mundo). O fenômeno ganhou popularidade com o livro “Microtrends: The Small Forces Behind Tomorrow´s Big Changes” (Microtendências: as pequenas forças por trás das grandes mudanças de amanhã).


Para comprovar sua tese, o autor Mark Penn, profissional da área de pesquisa de mercado nos EUA, levantou 75 microtendências ocorridas em seu país, sendo uma das principais o papel preponderante de uma minoria religiosa na reeleição do presidente George Bush em 2004.

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