segunda-feira, 28 de março de 2011

Smart Cover, mais uma grande sacada de Jobs.



A Smart Cover, a capa colorida que é um dos encantos do novo iPad2, que se prende magneticamente ao tablet e ativa o aparelho de forma automática quando é aberta. Quando é fechada, ela coloca o tablet novamente em modo de espera. Dobrada, serve como suporte para manter a tela em pé ou inclinada. Nos Estados Unidos, a versão em poliuretano (um tipo de plástico) é vendida por 39 dólares. Já a Smart Cover em couro, mais sóbria, custa 69 dólares e pode ser uma mina de outro para a empresa de Steve Jobs.

Quem primeiro calculou quanto a Apple pode faturar com esse acessório parece ter sido Horace Dediu, analista de mercado da empresa Asymco. Ele chegou a tuitar que compraria um iPad 2 para combinar com sua Smart Cover, frase só um pouco exagerada.

As estimativas atuais indicam que 36 milhões de iPads serão vendidos em 2011. Dediu considerou que 60% dos compradores do iPad 2 adquiram também uma Smart Cover. Isso significa que a Apple vai vender 21,6 milhões de capas para o tablet. Ele supôs que 70% delas serão do modelo de poliuretano, mais barato; e 30% serão de couro. O preço médio, então, ficará em 48 dólares. Multiplicando isso pelo número de unidades, chegamos a mais de 1 bilhão de dólares em vendas.

Essa estimativa se torna mais significativa quando se pensa na enorme margem de lucro que a Apple deve ter com a Smart Cover. O analista supôs que essa margem seja de 75%, número que ele classifica como conservador. É o equivalente a considerar que cada capa vendida custa, em média, 12 dólares para a Apple. Nesse caso, o lucro bruto da empresa com a venda do acessório neste ano seria de 777 milhões de dólares.

Nenhum comentário: