Consultores de carreira dizem que, para crescer no mundo corporativo, os profissionais devem se destacar, por meio de talento e esforço, mas sem chamar a atenção. Isso porque, dependendo da forma como se destacam, correm o risco de serem "boicotados" por seus pares e superiores.
Segundo Fabiano Kawano, especialista em recrutamento, Muitas vezes, os profissionais fazem de tudo para crescer e não dá certo", essa é uma questão delicada".
O fato é que quem almeja salários e cargos melhores deve se esforçar para entender as preocupações reais da empresa, da diretoria, do chefe e dos colegas de trabalho.
Tente entender cada frase dita na reunião, as dificuldades de seus pares e superiores e, sozinho, procure soluções", recomenda Kawano. "A melhor forma de exposição que existe está na proatividade. Entregue mais. É importante ainda ajudar não somente seus gestores, mas também os responsáveis por outras áreas".
Mas todo cuidado é pouco. Ajudar gestores de outros departamentos da empresa é um gesto pequeno que pode causar problemas de grandes proporções, já que o profissional estará "aparecendo". "Por isso, é importante não fazer isso de maneira formal. Prefira fazê-lo em meio às conversas no café da empresa, por exemplo". O importante é deixar claro que está do lado da empresa.
"Tente ouvir mais do que falar", aconselha Kawano. Algo deu errado? "Nunca aponte o dedo para ninguém", ressalta o especialista.
Caso discorde de algo que seu gestor tenha dito, no lugar de dizer que não concorda, questione-o, faça perguntas, induzindo-o à reflexão, sem esquecer de que o modo como se comunica costuma fazer mais diferença do que o conteúdo do discurso em si. "Entre 70% e 80% da comunicação depende do tom da voz", explica Kawano, ao completar: "Jamais bata de frente".
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