sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Clubes investem em torcedores mirins

Vários clubes de futebol, como o Flamengo, o Corinthians e o São Paulo estão investindo na ampliação de suas torcidas. Eles desenvolvem projetos para conquistar e fidelizar os seus torcedores mirins.
O Flamengo tem aprimorado os conteúdos específicos para a criançada em seu site, apostando em atividades interativas e na comunicação mediada por personagens exclusivos associados à tradição rubro-negra. Assim surgiram Uruba e Urubinha, versões atualizadas do mascote flamenguista que contam com um site exclusivo agregado à página oficial do clube. Ali, a galerinha pode ler a história do papai urubu e de seu filho, baixar papéis de parede e avatares, acessar jogos, imprimir material, colorir imagens online e baixar um relógio customizado para a área de trabalho do computador. O site é patrocinado pela empresa de brinquedos Plast-brinq, especializada em temas esportivos.
O trabalho mais elogiado, entretanto, é o site Urubródi, criado em parceria com a Fábrica de Quadrinhos. A principal atração são as caprichadas animações, o conteúdo para celular e os personagens que reproduzem características dos apaixonados pelo futebol.
A partir de janeiro, o Corinthians promoverá o Acampamento de Férias corintiano, com oficinas de futebol e atividades recreativas. O clube também fechou acordo com o cartunista Ziraldo para a atualização do Mosqueteiro, personagem símbolo do alvinegro, e para a criação da turminha do Corinthians. O Corinthians mantém a Certidão de Nascimento do Corintiano e produz um livro: "Aconteceu Enquanto Eu Nascia", com um panorama da época em que a criança veio ao mundo. Obviamente, há páginas específicas sobre futebol, com destaque para o time do coração. Outra parceria do Timão, com a fábrica de bichos de pelúcia Happy Town, permitiu o lançamento de 20 diferentes personagens com o uniforme do clube.
Em recente pesquisa realizada pelo Datafolha, sobre a preferência das crianças de 4 a 12 anos pelos clubes de futebol, o São Paulo obteve o segundo lugar, com 11%, atrás apenas do Flamengo. Mesmo assim, o clube aposta em um ritual de iniciação para garantir a fidelidade dos novos torcedores. Trata-se do Batismo Tricolor, que lembra uma cerimônia religiosa e oficializa a adesão dos petizes. Iniciada em 2006, a atividade ocorre no gramado do Morumbi e já teve a participação de 4,2 mil pessoas. Uma figura de "São Paulo" faz a leitura do compromisso de "são-paulinidade" e, depois, entrega aos batizados a camisa oficial do projeto e um certificado.

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