quinta-feira, 1 de abril de 2010

Nada de sustentável, o brasileiro compra pelo preço.



O primeiro Dossiê de Consumo Sustentável, feito pelo Portal Unomarketing em parceria com a revista Ideia Socioambiental, a MOB Consult e a Market Analisys, mostra dados do consumo consciente no Brasil e revela falsos mitos sobre o comportamento de consumidores.

A pesquisa, coordenada por Fabián Echegaray, mostrou que, diferentemente do que ocorre nos EUA e na Oceania, onde aproximadamente 55% do público prefere produtos de empresas socialmente responsáveis, o fator decisivo de compras para a maioria dos pesquisados brasileiros (35%) é o preço. No País, apenas 9% dos entrevistados mostraram-se preocupados com o comportamento socioambiental do fabricante; antes, outros fatores como características funcionais (19%), confiança na marca (16%) e disponibilidade (13%) são citados.

Outro dado do monitoramento mostra que no ano anterior à pesquisa, 78,8% das pessoas tinham ouvido/lido pouco ou nada sobre os esforços das empresas para melhorar o desempenho socioambiental. Para Ricardo Voltolini, autor do dossiê, isso se deve em parte à “falta de indicadores socioambientais específicos, rótulos explicativos e campanhas de comunicação de empresas baseadas nos atributos sociais e ambientais de seus produtos”.

Entretanto, para o consultor Luiz Bouabci, da Mob Consult, empresa especializada em mapeamentos de rede, o cenário é otimista quanto aos movimentos de transformação desse comportamento de consumo, ainda que obscurecidos pela falta de informação. Segundo ele, problemas como “as mudanças climáticas, a escassez de recursos, o acúmulo de lixo e desordens sociais têm alertado a população global de que é preciso agir”.


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