sábado, 6 de dezembro de 2008

Como estar motivado em tempo de crise

Para Cláudio Tomanini, professor de MBA da FGV, as principais ferramentas de vendas que devem ser colocadas em prática dentre as equipes são:
Desenvolver o pensamento estratégico. “O vendedor precisa compreender o ambiente que irá encontrar, pensar em termos comportamentais, não apenas operacionais”, diz o professor. “O profissional vitorioso será aquele que conseguir elaborar estratégia sob medida e capaz de impor uma vantagem única.”
Criar diferenciais e pacotes de valor verdadeiro para os clientes. “Os gestores precisam direcionar suas equipes para encontrarem esses valores na hora de negociar. São percepções sutis que podem custar uma venda”.
Reinventar-se todos os dias, nos mínimos detalhes. “Refletir onde errou, por que não vendeu, o que poderia ter feito diferente, contribui para o constante aprimoramento das técnicas de vendas”.
Segmentar a carteira de clientes e elaborar um plano de ação para cada caso. “Quem é mais importante, quem é mais rentável. Até porque neste ano teremos mais gente vendendo e menos comprando, por isso, ou temos um trabalho minucioso, ou abriremos a oportunidade para nossos concorrentes”, alerta Tomanini. “É justo nesse período que a empresa saberá quem sabe se preparar, quem sabe pensar, quem sabe planejar e quem sabe vender”.

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